sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Porque é que os gatos se lambem tanto?

A língua do gato, como muitos de vocês já devem ter reparado, é áspera. Possui papilas em forma de ganchinhos formando uma espécie de pente que ao passar pelo pêlo remove a sujeira, para além de manter o pêlo macio e poder tirar parasitas. 

A causa destas lambidelas não se deve apenas a ficar limpinho. Este comportamento dificulta a proliferação de parasitas. Também pode manter o corpo dos animais com a temperatura adequada seja em dias quentes ou em dias frios. 

Se notar que o seu gato está a ter este comportamento excessivamente pode ser sinal de alguma neuropatia, uma doença cerebral, uma inflamação, ou uma doença alérgica na pele que está causando coceira.


Os gatos também se lambem quando não têm nenhuma actividade presente, quando estão sozinhos e ainda quando se sentem stressados. E ainda pode ser instintivo.

É necessário você perceber se o gato não está a tornar isso um vício.

É muito normal ver um gato a lamber-se no final das refeições e porquê pergunta você e muito bem, porque eles gostam de retirar o cheiro do seu corpo para não atrair a atenção de predadores.

Tome atenção a todos os detalhes do seu bichano! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário